Nossas entrevistadas

Daniele B. Castelani

Psicóloga

Érika Caramello

CEO Dyxel gaming

Ivelise Fortim

Psicóloga

Daniele Barbolani é psicóloga e arteterapeuta especializada em atendimentos para adultos e idosos. Formada pelas Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, atua com base na psicologia analítica junguiana, ajudando o paciente a integrar inconsciente e consciência. Nesta entrevista, ela explica o que são arquétipos e seus tipos, focando naqueles que representam figuras femininas.

Publicitária de formação, Érika Caramello, começou a trajetória no setor de games em 2006. É CEO e fundadora da Dyxel Gaming (empresa de jogos digitais focada em diversidade, que atua com assessoria de comunicação e marketing para estúdios de games independentes e curadoria de games para geração de negócios). Na entrevista, ela compartilha pesquisas sobre o mercado dos games.

Ivelise Fortim é professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, atuando nos cursos de graduação em Psicologia e no Bacharelado em Jogos Digitais. Em suas pesquisas e reflexões, ela aborda temas como a sexualização de personagens femininas na indústria dos games e a forma como espaços de jogos online têm sido cooptados por grupos de extrema direita.

Keli L. Cruz

Desenvolvedora

Atua na área de jogos com foco em Game Design e Arte. É graduada em Desenvolvimento de Jogos e Especialista em Arte e Animação para Jogos Digitais. Cofundadora do WolfTiger Studios, já trabalhou em empresas e projetos de jogos digitais e analógicos. Lecionou aulas, palestras e oficinas de Arte e Game Design.

Julia Bomfim, 22 anos, é estudante de Jornalismo. Desde a infância, gosta de jogar videogame com irmãos e amigos. Foi também nesse ambiente que, aos 12 anos, sofreu assédio. De forma sensível e corajosa, ela compartilha sua experiência e reflete sobre a presença do machismo nos espaços de jogos online.

Julia Bomfim

Estudante